Salada Verde

Estaleiro Promar Ceará será instalado em Pernambuco

Depois de ter sido negada sua licença ambiental em Fortaleza, empreendimento da Transpetro será transferido para o Porto de Suape, próximo a Recife.

Redação ((o))eco ·
6 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Recife- Agora é oficial: Estaleiro Promar Ceará será instalado em Pernambuco. A decisão foi anunciada à Transpetro no dia 29 de junho, pelos investidores que apresentaram licença ambiental prévia e a posse do terreno de 80 hectares, próximo ao Estaleiro Atlântico Sul, na Ilha de Tatuoca, no Porto de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Os investidores também anunciaram que o estaleiro se chamará apenas Promar.

Por quase um ano, o consórcio Promar Ceará tentou obter a licença ambiental de um terreno de 100 hectares na Praia do Titanzinho, em Fortaleza, Ceará, negada pela prefeita, Luzianne Lins (PT). Da parte da prefeitura, o argumento contrário ao empreendimento de 150 milhões de dólares (aproximadamente 270 milhões de reais) é que os investidores não apresentaram os estudos de impacto ambiental solicitados e que um estaleiro ocupando 100 ha no litoral de um município com tradição turística como Fortaleza não seria apropriado.

Com a transferência para Pernambuco, o Porto de Suape se consolida como base para indústria naval. O governo do Estado disputou o Promar com o Maranhão e Alagoas. Pesou a favor de Suape o fato do maior estaleiro da América Latina estar instalado lá, o Estaleiro Atlântico Sul, e do projeto de implantação de um polo naval no entorno do porto, incentivado pelo governo estadual.
 
Para tanto, o governo de Pernambuco já aprovou na Assembleia Legislativa o desmatamento de 691,31 ha de área nativa (508,2 ha de Mangue, 166,06 ha de Restinga e 17,05 ha de Mata Atlântica) para expansão de outros quatro estaleiros que querem se instalar no Porto de Suape. Além da indústria naval, o complexo industrial terá uma refinaria de petróleo, indústrias petroquímicas, termelétrica e unidade de regazeificação, para citarmos apenas os maiores empreendimentos. (Celso Calheiros)

Leia também
Unidos pelo Mangue - sobre pedido de desmatamento de manguezal na região de Suape

Leia também

Salada Verde
29 de abril de 2024

Após três semanas com cargo vago, governo nomeia novo superintendente do Ibama de SP 

Com histórico na área ambiental, Fabio Tadeu Buonavita foi nomeado nesta segunda-feira. Ele substitui a advogada Perla Muller, que pediu exoneração no início do mês

Reportagens
29 de abril de 2024

Como proteger os territórios do neoextrativismo, do “capitalismo parlamentar” e do “Estado de intimidação”?

Coletivo elenca políticas que agravaram destruição socioambiental no Brasil entre 2019 e 2022 e evidenciam importância dos “lançadores de alerta” e das Ciências Sociais para evitar tragédias

Salada Verde
29 de abril de 2024

Funbio abre edital de 2 milhões de reais para projetos de Manejo Integrado do Fogo

Edital irá apoiar projetos de apoio a ações de manejo integrado do fogo no interior e entorno de unidades de conservação na Caatinga, Pampa e Pantanal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.